Aconteceu hoje, quarta-feira (09), no Hospital Infantil Noaldo Leite, um treinamento de aperfeiçoamento sobre a implantação do projeto “Prontuário Afetivo” com a equipe multiprofissional daquela unidade de saúde.
De acordo com Isabella Cristina, diretora geral do HINL, o principal objetivo desse projeto é o fortalecimento do vínculo entre o paciente/familiar e o profissional da saúde, proporcionando afeto e cuidado focado nas singularidades de cada indivíduo, pois nele serão registrados os interesses pessoais, os valores mais significativos e os vínculos afetivos de cada paciente. A partir dessa ferramenta é possível estabelecer uma rotina de tratamento mais leve.
Os resultados esperados são as reflexões sobre a capacidade de empatia das relações interpessoais e na assistência, fortalecendo a humanização da saúde através da sensibilização dos profissionais para a sua aplicação e o acolhimento construtivo entre ambos, relata.
O prontuário afetivo traz informações sobre o paciente que vão além do seu nome e número de prontuário, pois ele passa a ser identificado por seus gostos, hábitos e um pouco da história de vida desse paciente.
Essa abordagem mais abrangente possibilita uma compreensão mais holística do paciente, pavimentando o caminho para a prestação de cuidados altamente personalizados.
Cuidados esses que, por sua vez, demonstraram impactos significativos na adesão ao tratamento e na efetividade do processo de recuperação do paciente.
Assessoria