Patos - PB 28 de abril de 2025

Publicidade

Mais de 10 mil bebês foram registrados sem o nome do pai na Paraíba nos últimos quatro anos

Na Paraíba, em média, sete bebês são registrados por dia sem o nome do pai. Entre 2021 e 2024, o número de crianças que nasceram sem a paternidade reconhecida chegou a 10.592, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). O dado alarmante levou o Ministério Público da Paraíba (MPPB) a reforçar sua atuação com uma campanha de conscientização intitulada “Não é apenas um sobrenome”.

A campanha destaca que a ausência do nome do pai no registro civil não é apenas uma omissão documental, mas uma violação de direitos que pode afetar emocional, moral e financeiramente essas crianças. Os impactos vão desde o não recebimento de pensão alimentícia até a exclusão em processos de herança e ausência de convivência familiar.

Somente em 2024, 2.632 dos 50.690 nascimentos realizados no estado ocorreram sem a presença do nome paterno no registro. Em 2021, foram 2.722 registros sem pai, em 2022, 2.571, e em 2023, 2.667.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, afirmou que, apesar do trabalho contínuo dos promotores da área de família, os dados ainda são preocupantes. A campanha do MPPB está sendo conduzida com apoio da promotora Liana Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional em matéria cível e de família, e da assessoria de imprensa da instituição.

O MPPB também publicou a Nota Técnica 01/2025, que orienta os promotores a realizarem busca ativa de crianças e adolescentes sem o nome do pai na certidão, além de recomendar parceria com cartórios, escolas e creches para identificar os casos.

O reconhecimento de paternidade pode ser feito de forma voluntária nos cartórios ou por via judicial, com apoio do Ministério Público. O MPPB disponibiliza canais de atendimento para dar suporte às famílias interessadas no reconhecimento legal da paternidade.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.