Patos - PB 21 de abril de 2025

Publicidade

Governo da Paraíba realiza ação educativa sobre combate ao Aedes aegypti nos 223 municípios

 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está promovendo ações educativas em escolas públicas e bairros dos 223 municípios paraibanos, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção às arboviroses. A iniciativa integra a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti e envolve atividades voltadas para crianças, adolescentes, professores e profissionais da saúde e da educação.

Nesta quinta-feira (10), a mobilização chegou a duas escolas do município de Bayeux, no bairro da Imaculada. As equipes da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação, visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pascoal Massílio e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Neves Lins. Sala por sala, os técnicos conversaram com alunos de 8 a 15 anos, promovendo uma abordagem lúdica e informativa sobre os riscos da dengue, chikungunya e zika.

Segundo o chefe do Núcleo de Fatores Biológicos e Entomologia da SES, Nilton Guedes, a estratégia de atuação nas escolas busca fortalecer o papel da educação na prevenção. “Estamos intensificando esse trabalho junto ao Programa Saúde na Escola e aos municípios. Ao invés de focar apenas nas visitas domiciliares, estamos indo às escolas, conversando com professores e alunos. Isso estimula o interesse, o pensamento crítico e ajuda a multiplicar a informação dentro das casas. É a educação que transforma”, afirmou.

Durante a ação, foi apresentado um mostruário entomológico com exemplares do mosquito Aedes aegypti e suas fases de desenvolvimento, despertando a atenção dos estudantes e tornando a experiência mais didática. Referência estadual do Programa Saúde na Escola, Jorge Luiz da Silva Cunha, também participou da atividade e ressaltou a importância da integração entre os setores. “Estamos em uma ação de prevenção às arboviroses que simboliza a união das secretarias estadual e municipal. O programa Saúde na Escola tem esse papel de articular educação e saúde para promover o cuidado integral. Ações como essa precisam ser permanentes na rotina das escolas e das unidades de saúde”, avaliou.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela SES, de 1º de janeiro a 29 de março de 2025, foram registrados 3.313 casos prováveis de arboviroses na Paraíba. Desses, 2.437 são de dengue (73,56%), 307 de chikungunya, cinco de zika e 564 de febre oropouche. Um óbito por dengue foi confirmado em São Domingos do Cariri, e outros três casos seguem em investigação no estado.

Apesar da redução de mais de 50% nos casos de dengue em comparação ao mesmo período de 2024, a SES alerta para os riscos das subnotificações. A orientação é que a população procure os serviços de saúde ao apresentar sintomas e adote medidas preventivas em casa, como a eliminação de água parada, limpeza de calhas, caixas d’água e descarte correto de lixo.

A SES mantém ações permanentes junto às Gerências Regionais de Saúde e aos municípios, com supervisões técnicas, aplicação de inseticidas em pontos estratégicos, capacitações, “Dias D” de mobilização e orientações à população, reforçando o trabalho conjunto entre as vigilâncias epidemiológica, ambiental e entomológica em todo o estado.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.