Patos - PB 20 de abril de 2025

Publicidade

Operação desarticula extração ilegal de argila em sítio arqueológico no Sertão

Uma operação conjunta entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o 13º Batalhão de Polícia Militar desarticulou, nessa quinta-feira (17), uma extração ilegal de argila em um sítio arqueológico localizado na cidade de Serra Grande, no Sertão da Paraíba.

De acordo com as informações apuradas, a área estava sendo utilizada para retirada irregular do material, sem qualquer tipo de autorização dos órgãos ambientais e de preservação do patrimônio histórico. O IPHAN confirmou a irregularidade da atividade e determinou o embargo imediato do local.

A ação contou com o apoio de equipes da Polícia Militar, que garantiram a segurança dos profissionais do IPHAN durante a fiscalização. A extração de argila, além de causar danos ambientais, compromete também a integridade de vestígios arqueológicos que podem estar presentes na área protegida.

O IPHAN deve encaminhar um relatório detalhado às autoridades competentes para que sejam adotadas medidas legais contra os responsáveis pela exploração clandestina. A extração em áreas tombadas ou de relevância arqueológica sem autorização configura crime ambiental e pode resultar em sanções administrativas e penais.

PB Agora

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.