Patos - PB 18 de junho de 2025

Publicidade

Paraibano Hugo Motta defende pauta municipalista e reforça compromisso da Câmara com prefeitos durante marcha em Brasília

 

O presidente da Câmara dos DeputadosHugo Motta (Republicanos-PB), fez um discurso firme e simbólico nesta terça-feira (20), durante a abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Diante de centenas de prefeitos de todo o país, o parlamentar paraibano renovou o compromisso da Casa com o fortalecimento do municipalismo e cobrou mais diálogo entre os entes federativos.

“A Câmara dos Deputados renova hoje seu compromisso com o municipalismo brasileiro, não como retórica vazia, mas como prática diária de escuta e diálogo”, afirmou Motta. Segundo ele, nenhuma transformação nacional será eficaz se não passar pelos municípios: “O Brasil se constrói a partir dos municípios. É nas cidades que o cidadão vive, trabalha e sente diretamente os efeitos das políticas públicas.”

O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), é considerado o maior encontro municipalista da América Latina e reúne anualmente lideranças locais em busca de avanços institucionais e apoio legislativo. Este ano, a participação de Motta, que é natural da Paraíba e atualmente uma das principais lideranças do Congresso, foi marcada por um discurso alinhado às principais demandas dos gestores municipais.

Propostas em pauta: dívidas previdenciárias e precatórios

Hugo Motta defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que propõe o parcelamento das dívidas dos municípios com a Previdência Social e estabelece novos limites para o pagamento de precatórios — valores devidos por decisões judiciais.

“Precisamos encontrar formas de conciliar o cumprimento das decisões judiciais com a preservação da capacidade financeira dos municípios. É fundamental que o sistema de pagamento de precatórios fortaleça a segurança jurídica e contribua para o desenvolvimento econômico local”, destacou.

Outro ponto citado por Motta foi a necessidade de rever o indexador da dívida previdenciária municipal. Segundo ele, o atual modelo prejudica o equilíbrio fiscal das cidades. “Esse debate deve considerar a capacidade contributiva dos municípios e a necessidade de maior previsibilidade no planejamento orçamentário local”, defendeu.

Câmara de portas abertas aos prefeitos

Em tom de acolhimento, o presidente da Câmara garantiu que os gabinetes da Casa estarão abertos aos gestores municipais que participam da marcha. “Nenhuma política pública se concretiza sem passar pelas prefeituras. É na base que tudo acontece, e é ouvindo os prefeitos que construiremos soluções reais para os desafios do país”, finalizou.

A fala de Hugo Motta reforça seu protagonismo na cena política nacional e seu alinhamento com as pautas dos municípios — especialmente em um momento em que o pacto federativo volta ao centro do debate. Como representante da Paraíba, ele se consolida como um dos principais articuladores em defesa do fortalecimento das cidades brasileiras.

Fonte83

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.