Patos - PB 18 de junho de 2025

Publicidade

Deputado Hugo Motta critica aumento do IOF e diz que Brasil “não precisa de mais imposto”

O presidente da Câmara dos DeputadosHugo Motta (RepublicanosPB), criticou nesta segunda-feira (26) o governo Lula (PT) por anunciar medidas de aumento no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Em publicação no X (antigo Twitter), o parlamentar reagiu ao decreto que eleva a alíquota em operações como contratação de crédito para empresas e compra de moeda estrangeira em espécie.

“O Executivo não pode gastar sem freio e depois passar o volante para o Congresso segurar. O Brasil não precisa de mais imposto. Precisa de menos desperdício”, escreveu.

A declaração ocorre em meio à forte reação da oposição, que apresentou uma série de projetos para barrar os efeitos da medida. O líder oposicionista, Coronel Zucco (PLRS), chamou o decreto de “golpe contra o setor produtivo” e afirmou que “nenhuma dessas medidas pode permanecer de pé”. Zucco também protocolou requerimento para convocar o ministro da FazendaFernando Haddad, a prestar esclarecimentos ao Congresso.

Governo Federal recuou parcialmente após a repercussão negativa e modificou a redação do decreto. A versão inicial previa alíquota de 3,5% em operações antes isentas, como remessas ao exterior, o que gerou reação de empresários e críticas nas redes sociais. Com a correção, o Ministério da Fazenda manteve a taxa atual de 1,1% em investimentos internacionais e afastou a possibilidade de aumento sobre transferências para compra de imóveis, por exemplo.

A crise se soma ao congelamento de R$ 31,3 bilhões do Orçamento de 2025, medida anunciada para cumprir o novo arcabouço fiscal, diante da frustração com receitas e aumento de despesas obrigatórias.

Confira abaixo a publicação no perfil do X (Antigo Twitter) de Hugo Motta:

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.