Patos - PB 18 de junho de 2025

Publicidade

Patos realiza a I Conferência Municipal LGBTQIA+ para a construção de um país mais inclusivo, justo e plural

 

Foi realizada nesta sexta-feira, 30 de maio, a I Conferência Municipal dos direitos das pessoas LGBTQIA + de Patos, no auditório Paulo Benevides, da Unifip, com o tema: “Construindo a Política Municipal das Pessoas LGBTQIA+”.

O objetivo do evento é para que os municípios apresentem, em Outubro, durante a Conferência Nacional, em Brasília, as propostas para a construção de uma política nacional inclusiva de um país mais justo e plural.

O evento foi realizado pela Comissão Organizadora, em parceria com a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria da mulher e diversidade humana, e apoio da OAB/Patos, Unifip, Governo da Paraíba, Coletivo Derreis, CECAB, Coral Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA +, e das secretarias municipais: saúde, desenvolvimento social e humano, secretaria de ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico e secretaria de juventude.

Estavam presentes: Laura Brasyl (gerente executiva de direitos sexuais e LGBTQIAPN+ da Secretaria do Estado da Paraíba); Filipe Santos (Conselheiro Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+); Tiago Padilha (Congregação Espírita de Cultos Afro Brasileiro da Paraíba- CECAB); Thiago Souza (Conselheiro Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+); Perla Alves (Ponto de Cultura Derréis); a coordenadora do curso de Direito da UNIFP, professora Danielle Marinho que representou a vice-reitora da instituição, Sylvana Palmeira; a secretária executiva de Políticas Públicas para a Mulher e Diversidade Humana de Patos, Jéssica Alexandre, Cleodon Bezerra (presidente da OAB/Patos) e a professora Ana Célia Rodrigues Athayde (Associação das Mulheres Lésbicas da Paraíba- “Maria Maria”).

“Quando nós realizamos a I Conferência LGBTQIA+ aqui em Patos, é um compromisso da gestão patoense para a efetivação dos direitos dessa população, de uma forma a pactuar em um diálogo com a sociedade civil organizada e comum para que propostas sejam feitas para a gestão estadual, municipal e federal adotando um plano de avaliação e execução de médio, curto e longo prazo”, explicou Laura Brasyl.

Filipe Santos, do Conselho Nacional LGBTQIA+, disse que a Conferência realizada em Patos é muito importante para Patos, pois trata-se de uma cidade importante do sertão e demais municípios da Paraíba, pois “sinaliza o compromisso com o respeito e a garantia dos direitos das pessoas LGBTQIA+”, destacou.

A vice-presidente da Comissão organizadora da Conferência, Ana Célia Athayde, pontuou os passos importantes que são dados mediante a realização do evento.

“A importância dessa conferência municipal, primeiro se traduz onde a gente já entende o abraçar da gestão pública municipal com essa pauta; então, já é o caminho extremamente importante. E a conferência ela é o maior equipamento para se praticar a justiça social pra gente ter a cidadania”, disse.

Entre os 223 municípios da Paraíba, 21 aderiram à Conferência, sendo que Patos foi o 16° município a realizar o evento.

“O governo federal vai lançar uma linha de crédito e estruturar todos os conselhos LGBTQIA+ que são criados através da secretaria da mulher e diversidade humana”, informou Thiago Souza a respeito do impacto direto sobre os direitos das pessoas LGBTQIA+ após a realização de todas as Conferências.

Thiago considerou que o momento foi um dia histórico para construir políticas públicas para essa população.

Após iniciada a I Conferência Municipal, foi feita a leitura do Regimento e, em seguida, iniciados os Grupos de Trabalho com os eixos temáticos: I – Enfrentamento à violência LGBTQIA+; II – Trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIA+; III-  Políticas intersetoriais, participação social e interiorização; IV-  Institucionalização da Política Municipal, Estadual e Nacional dos Direitos das pessoas LGBTQIA+.

No final da Conferência, será confeccionado um relatório com as propostas, e serão eleitos os delegados para compor a delegação patoense para a etapa estadual que ocorrerá em João Pessoa. Esse processo resultará na culminância da Conferência Federal dos Direitos da população LGBTQIA+.

Por fim, foi realizada a votação dos delegados formados pela Sociedade Civil e Poder Público:

Sociedade civil:
Professora Ana Célia Rodrigues Athayde
Carlos Ramathis Oliveira de Araújo

Poder Público:
José Carlos Costa Xavier
Cyda Dias

Secom- Prefeitura de Patos

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.