Patos - PB 18 de junho de 2025

Publicidade

Hugo Motta defende regulamentação da inteligência artificial e prevê votação na Câmara até o fim de 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta (Republicanos), afirmou nesta semana que a regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil é uma pauta urgente e necessária para proteger a população diante dos avanços tecnológicos. Segundo ele, apesar da complexidade do tema, a expectativa é que o Congresso avance ainda este ano com a aprovação de um marco legal para a área.

“Regular o uso de inteligência artificial é necessário para proteger as pessoas. E, por ser um tema complexo, amplos debates são necessários. A expectativa é que Comissão Especial criada para debater o tema finalize o relatório até dezembro para então podermos votar em plenário antes do recesso”, afirmou.

Hugo Motta destacou que é natural que a Câmara dos Deputados proponha ajustes ao texto do Senado, considerando a necessidade de um debate mais aprofundado.

“É natural que, em um tema complexo como esse, a Câmara faça um texto diferente daquele que veio do Senado. Eu quero encerrar, se Deus quiser, o ano de 2025 entregando uma legislação votada pela Câmara sobre inteligência artificial”, declarou.

A Comissão Especial da Câmara que analisa o projeto de regulamentação da IA está ouvindo especialistas, representantes do setor produtivo, acadêmicos e membros da sociedade civil. O objetivo é construir um texto que garanta o desenvolvimento responsável da tecnologia, assegurando direitos fundamentais e prevenindo riscos como discriminação algorítmica, vazamento de dados e manipulação de informações.

“Esperamos que a comissão possa concluir o seu trabalho até o início de dezembro e, antes do recesso do final do ano, possamos votar”, completou Hugo Motta.

A regulamentação da inteligência artificial é considerada um dos maiores desafios legislativos da atual legislatura, diante dos impactos profundos que essa tecnologia já provoca na economia, no trabalho, na educação, na saúde e até mesmo nos processos democráticos.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.