Patos - PB 13 de julho de 2025

Publicidade

Paraíba é destaque nacional em saúde digital e lidera ranking de implantação do prontuário eletrônico

 

O Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lidera o ranking nacional de implantação do prontuário eletrônico do e-SUS APS por municípios, com 95,07% das cidades classificadas como “implantadas”, segundo dados do Ministério da Saúde. A avaliação considerou os registros enviados entre janeiro e abril deste ano e inclui também o uso das ferramentas eletrônicas do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O resultado coloca a Paraíba à frente de estados como Tocantins (94,96%), Goiás (94,72%), Santa Catarina (94,58%) e Rio Grande do Sul (91,35%), sendo o único estado do Nordeste a figurar entre os primeiros colocados. O levantamento nacional considera como “implantado” o município que atinge, no mínimo, 75% de competências válidas no período avaliado – ou seja, que mantém fluxo regular de dados clínicos registrados por profissionais das equipes de saúde.

A análise também leva em conta critérios como número mínimo de registros por profissional (60 por competência), uso de plataformas homologadas (PEC ou sistema externo) e a consistência dos dados aprovados pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).

De acordo com o gerente executivo de Tecnologia da Informação em Saúde da SES, Kleyber Araújo, o resultado reflete o investimento contínuo da gestão estadual na digitalização dos serviços de saúde. “Desde o início do processo de integração, a SES estruturou o Núcleo de Saúde Digital, criou equipes técnicas nas Gerências Regionais e articulou permanentemente com o Cosems-PB. Isso garantiu celeridade à adesão e qualificação do uso das ferramentas. Hoje, com 95% dos municípios classificados como implantados, a Paraíba garante ao cidadão acesso seguro e integrado ao seu histórico de saúde em qualquer lugar do país”, explicou. Já o secretário de Saúde Ari Reis disse que este reconhecimento é dividido por todos os que fazem saúde no estado.

Além de conectar 100% dos municípios à RNDS, a Paraíba implantou um Centralizador de Informações do PEC, permitindo que dados clínicos estejam disponíveis de forma padronizada e protegida em todo o território estadual. Isso possibilita que um paciente atendido em uma Unidade Básica de Saúde em Cajazeiras, por exemplo, tenha seu prontuário acessado por um profissional em João Pessoa, melhorando o cuidado e a continuidade do atendimento.

Com os avanços, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba segue fortalecendo a estratégia de saúde digital, com foco na capacitação das equipes municipais, ampliação do uso de dados para gestão e melhoria da qualidade do atendimento à população.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.