A edição 2025 do São João de Patos superou todas as expectativas e se consolidou como o maior impulsionador da economia local, segundo dados preliminares divulgados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico.
Com um público médio de 64 mil pessoas por noite e pico de 85 mil, o evento proporcionou uma injeção de mais de R$ 100 milhões na economia local, somando os gastos de turistas, munícipes e foliões. Somente a Prefeitura Municipal de Patos injetou mais de R$ 40 milhões na economia, com o pagamento das folhas de maio, junho e o adiantamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores.
Mais de 300 empreendedores foram beneficiados diretamente pela festa, incluindo barraqueiros e ambulantes, que registraram aumento significativo nas vendas. A aprovação entre os trabalhadores do evento foi recorde, com destaque para os vendedores de isopores e comerciantes do Terreirinho, que elogiaram a organização e a estrutura.
O setor hoteleiro também comemorou: a taxa média de ocupação foi de 82%, com 100% de lotação nos dias 19 e 20 de junho. As vendas no comércio aumentaram em todos os setores, especialmente naqueles ligados diretamente à festa.
Outro destaque foi a segurança: a edição 2025 teve a maior redução de ocorrências policiais da história, com 90% menos registros em comparação a edições anteriores.
Além do aspecto econômico, o São João de Patos também investiu na sustentabilidade. O projeto São João Sustentável, bateu seu próprio recorde do ano passado, recolheu mais de 6 toneladas de materiais recicláveis, envolvendo catadores e cooperativa local.
A estrutura foi a maior já montada, com mais de 20 ativações de marcas patrocinadoras e a estreia do novo Terreiro do Forró, com área superior a 28 mil m². A programação cultural foi acompanhada também de forma virtual, com mais de 15 mil espectadores na transmissão ao vivo do dia 21 de junho.
A antecipação da ornamentação junina e os eventos no Terreirinho receberam aprovação de 98% dos comerciantes locais, que perceberam o aumento no fluxo de clientes e visitantes.
Secom – Prefeito de Patos