Patos - PB 23 de dezembro de 2025

Publicidade

Com mais de 1,7 mil empresas na Paraíba, setor de panificação e confeitaria é o destaque da VIII Exporpão

Muito além do pão quentinho que é presença certa na maioria dos lares brasileiros, o setor de panificação e confeitaria é responsável por movimentar uma grande cadeia produtiva, que inclui a produção de bolachas, bolos, salgados, tortas e doces, além de moldar e se adaptar aos hábitos e tendências de consumo, como as refeições fora do lar e os alimentos funcionais. Com cerca de 1.703 empresas formalizadas no estado, esse setor é o grande destaque da Exporpão Paraíba, evento que chega a sua oitava edição em 2025.

A programação, que integra negócios e capacitações, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande. Promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande (Sindipan/CG) e a Associação dos Panificadores do Estado da Paraíba (Aspanep), com o apoio da FIEPB, a VIII Exporpão é gratuita para empreendedores com CNPJ.

Durante os três dias de programação, o público poderá participar de oficinas sobre decoração com chantininho, pizza, ganache artístico, focaccia e fabricação de panetone, além de outros temas relacionados com os mercados de panificação e confeitaria. Outro destaque da programação é a unidade móvel de alimentos do SENAI Paraíba, que também vai oferecer diversas capacitações durante os três dias de evento.

Ainda durante a Exporpão, os empresários do setor terão a oportunidade de ampliar o networking e gerar novas oportunidades de negócios, uma vez que o evento contará com cerca de 60 estandes e 35 empresas expositoras, incluindo máquinas, equipamentos e insumos.

O setor em números

Segundo dados fornecidos pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2025, das 1.703 empresas do setor que são formalizadas no estado, a maior parte delas integra a categoria de “Fabricação de Produtos de Padaria e Confeitaria com Predominância de Produção Própria”, que reúne 490 empresas.

Em seguida, está a categoria de “Fabricação de Produtos de Panificação Industrial”, com 280 negócios formais.  Já a “Fabricação de Massas Alimentícias” reúne 55 empresas no estado, seguida pela “Fabricação de Biscoitos e Bolachas”, que conta com 32 negócios formais na Paraíba. Juntas, todas essas categorias geram, segundo dados do Caged, 6.464 empregos formais no estado.

Já em Campina Grande, o setor de panificação e confeitaria conta com 171 empresas formais, que geram 1.335 empregos. No município, o setor também é liderado pela categoria de “Fabricação de Produtos de Padaria e Confeitaria com Predominância de Produção Própria”, concentrando 94 empresas.

Ocupando a segunda posição no ranking, a “Fabricação de Produtos de Panificação Industrial” conta com 62 negócios formais, seguida pela “Fabricação de Massas Alimentícias”, com 11 registros, e a “Fabricação de Biscoitos e Bolachas”, reunindo quatro empresas. Outro dado relevante, segundo o Sindipan/CG, indica que cada estabelecimento do município produz, em média, 200 quilos de pão diariamente.

Participe da Exporpão! 

Para conferir a programação completa da VIII Exporpão, bem como efetuar a inscrição no evento, os interessados devem acessar o site oficial, no endereço https://www.exporpaopb.com/.

Serviço

VIII Exporpão Paraíba

Período: 27 a 29 de agosto

Horário: 16h às 22h

Local: FIEPB


Texto/ Colaboração | Déborah Souza

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.