O Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, realizou nessa terça-feira (3), uma cirurgia de Retossigmoidectomia por videolaparoscopia em um paciente idoso diagnosticado com câncer de cólon. O procedimento, que durou cinco horas, foi conduzido pelo cirurgião oncológico Anderson Neves, com o auxílio do também cirurgião oncológico Wostenildo Crispim, reforçando o caráter especializado e multidisciplinar da assistência prestada pela unidade. O paciente está sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar do Hospital do Bem, unidade oncológica do sertão, inserido no serviço através das diretrizes do Programa Paraíba Contra o Câncer.
A cirurgia é considerada o principal tratamento com potencial curativo para os cânceres de cólon, explica o médico Anderson Neves, sendo fundamental para a remoção completa do segmento intestinal acometido pela doença. Neste caso, a equipe optou pela técnica de videolaparoscopia, um método moderno e minimamente invasivo, que proporciona maior segurança durante o procedimento, além de reduzir significativamente o trauma cirúrgico.
Entre os principais benefícios da videolaparoscopia estão a recuperação mais rápida e confortável do paciente, com menos dor no pós-operatório, menor tempo de internação hospitalar e redução do risco de complicações, como infecções de ferida operatória e outras intercorrências associadas a cirurgias convencionais. Após o procedimento, o paciente foi conduzido para a UTI, onde ficou em observação permanente.
“A realização desse procedimento reafirma o compromisso do Hospital de Patos com a qualidade da assistência, a incorporação de técnicas cirúrgicas avançadas e o cuidado humanizado, especialmente no tratamento de pacientes oncológicos, consolidando a unidade como referência em procedimentos de média e alta complexidade no sertão paraibano”, reitera o médico e o responsável técnico da UNACON Hospital do Bem – unidade de oncologia do Sertão, Dr. Wostenildo Crispim.

