Patos - PB 6 de fevereiro de 2026

Publicidade

Policiais civis entregam plantões extras em Patos em protesto contra defasagem salarial; Seccional afirma que gestão vai procurar adequar a situação

Foto: Reprodução

 

 

O movimento de paralisação das atividades extras da Polícia Civil da Paraíba avançou e chegou ao município de Patos, no Sertão do estado. Na manhã desta quinta-feira (5), agentes e escrivães de delegacias da região e de unidades especializadas participaram de um ato na sede da 15ª Delegacia Seccional, onde realizaram a entrega coletiva dos formulários de plantão extras.

A mobilização reúne policiais lotados em delegacias de cidades vizinhas, além de unidades especializadas como a Delegacia de Roubos a Furtos (DRF) e a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE). O ato faz parte de um protesto estadual contra a defasagem salarial enfrentada pela categoria.

Em entrevista, o diretor regional da Associação dos Policiais Civis da Paraíba (Aspol), Rafael, explicou que o reajuste linear de 10% anunciado recentemente pelo governador João Azevêdo não recompõe as perdas acumuladas ao longo dos últimos anos.

“Temos vários colegas com dois, três anos de polícia que já perceberam que o salário na Paraíba muitas vezes não compensa e continuam estudando para sair. A nossa luta é por melhorias salariais que não vêm ocorrendo com essas reposições de janeiro”, afirmou Rafael.

Outro ponto destacado é a disparidade no tratamento jurídico e salarial dentro da própria Polícia Civil. Rafael ressaltou que a associação possui uma ação judicial anterior à movida por delegados, mas que não recebeu o mesmo encaminhamento por parte da Procuradoria Geral do Estado.

“O governador alega que os delegados ganharam na Justiça, mas a Aspol tem uma ação inclusive anterior. Não entendemos por que o procurador do Estado não submeteu ao mesmo acordo que foi feito com os delegados. A Polícia Civil não é feita somente por uma categoria, mas pelo conjunto: IPC, IML, investigadores, escrivães e agentes operacionais”, pontuou.

O QUE DIZ A 15ª DELEGACIA SECCIONAL

Em contato com a reportagem, o delegado seccional da 15ª Delegacia Seccional de Patos, Rodrigo Monteiro, informou que, por enquanto, os serviços seguem funcionando normalmente. Segundo ele, as escalas de plantão já publicadas para o mês de fevereiro serão cumpridas integralmente.

Ainda de acordo com o delegado, a gestão da Polícia Civil deverá buscar, até março, uma adequação da situação relacionada à entrega dos plantões extras, com decisões sendo unificadas pela Delegacia-Geral da Polícia Civil da Paraíba.

Por Pabhlo Notícias

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.