O Sertão paraibano amanheceu de luto nesta quinta-feira (12) com a morte do economista, empresário, fazendeiro e ex-prefeito de São José do Bonfim, Wagner Marques Dantas, conhecido como Vavá Marques. Ele tinha 61 anos e faleceu por volta das 8h, no Hospital do Bem, em Patos, onde estava internado para tratamento contra um câncer.
A doença havia sido diagnosticada em janeiro de 2026 e evoluiu de forma agressiva, com metástase. Vavá realizava tratamento na unidade especializada em Patos e também na rede particular, mas o quadro clínico se agravou rapidamente.
Trajetória política
Vavá Marques foi eleito prefeito de São José do Bonfim pela primeira vez em 1992. Morador do município há 38 anos, construiu forte liderança política local e conseguiu eleger seu sucessor, mantendo a continuidade de seu grupo político na cidade.
Ele também exerceu o cargo de gerente regional das Espinharas da Cagepa, em Patos. Além da atuação na vida pública, destacou-se como empresário, sendo proprietário da empresa de água mineral Magnífica.
Família tradicional na política
Vavá integrava uma das famílias mais tradicionais da política regional. Era filho da ex-prefeita de Vista Serrana e ex-deputada estadual Socorro Marques (in memoriam) e irmão de Monaci Marques Dantas, ex-prefeito e ex-deputado estadual.
Ele era casado com Jaqueline e deixa quatro filhos: Caio, Silas e Caled, do primeiro casamento, e Nicolas, do segundo.
Velório e sepultamento
O velório terá início às 14h desta quinta-feira (12), na Fazenda Irmãos Marques, em São José do Bonfim. A partir das 21h, o corpo será velado no Memorial Jardim da Paz Cemitério Parque, no Distrito Industrial, em Patos.
O sepultamento está marcado para as 8h desta sexta-feira (13), no mesmo local.
A morte de Vavá Marques repercute em toda a região, onde ele era bastante conhecido e considerado uma das principais lideranças políticas do município.
Por Pabhlo Notícias e Folha Patoense

