Patos - PB 11 de julho de 2026

Publicidade

Combate ao desmatamento na Caatinga começa hoje com ação na Paraíba

Começa nesta segunda-feira (9) a Operação Caatinga Resiste, uma força-tarefa nacional de fiscalização ambiental para combater o desmatamento ilegal no bioma Caatinga. A ação segue até o dia 19 de março e mobiliza Ministérios Públicos, órgãos ambientais e forças de segurança em vários estados, incluindo a Paraíba.

Na Paraíba, o trabalho envolve o Ministério Público da Paraíba, que atuará na identificação de áreas com desmatamento irregular e na fiscalização de propriedades privadas suspeitas de supressão de vegetação sem autorização ambiental. As ações utilizam alertas de satélite e dados de sistemas como MapBiomas e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Segundo a promotora Cláudia Cabral, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPPB, a participação do estado reforça o combate ao desmatamento no semiárido. “Nosso objetivo é fortalecer o combate ao desmatamento ilegal, identificar áreas críticas e atuar de forma articulada com os órgãos ambientais e forças de fiscalização”, afirmou.

De acordo com dados do MapBiomas, a Caatinga perdeu cerca de 14,4% da vegetação nativa entre 1985 e 2023, o equivalente a aproximadamente 8,6 milhões de hectares. Ao final da operação, será divulgado um balanço com as áreas fiscalizadas, multas aplicadas e procedimentos abertos.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]