Patos - PB 9 de maio de 2025

Publicidade

Descrição e pecularidades da favela são temas do Câmara Aberta desta terça

Desde 1900, o dia 4 de novembro é conhecido como o Dia da Favela. Esse termo apareceu pela primeira vez em um documento oficial, em 4 de novembro de 1900, numa referência ao Morro da Providência. E no programa Câmara Aberta desta terça-feira, 8, Michelle Souza vai tratar sobre a riqueza, diversidade, preconceitos e a origem desses agrupamentos sociais com a socióloga Tiana Borba. Ela é doutoranda em Sociologia e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No Câmara Aberta você vai saber que o número de favelas dobrou no Brasil nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que o Estado da Paraíba é o que menos concentra este tipo de ocupação na região Nordeste. E quando tratamos da realidade estadual, Bayeux é o município com maior quantidade de domicílios instalados em favelas.

Além disso, o programa explica que nem toda periferia ou comunidade é favela, além de explicar se o termo pode ser usado sem incorrer em discriminação.

O Câmara Aberta vai ao ar nesta terça-feira (8), às 19h30, com reprise durante a programação da TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net), e no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp).

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="47"]

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="48"]

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.