Patos - PB 9 de maio de 2025

Publicidade

Hospital de Patos terá importante papel no programa ‘Coração Paraibano’ lançado hoje pelo governador João Azevedo

 

Com a disponibilidade do serviço de hemodinâmica, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) terá um importante papel dentro do programa ‘Coração Paraibano’. Lançado nesta sexta-feira (10), pelo governador João Azevêdo, o programa ‘Coração Paraibano’ consiste numa rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica, especialmente no atendimento a pacientes que sofrerem infarto agudo do miocárdio, na qual o hospital de Patos está inserido. O investimento na ação que abrangerá todas as regiões do Estado e terá atendimento 24h é superior a R$ 15 milhões. O diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes participou da solenidade de lançamento em João Pessoa, Na ocasião, a embaixadora do programa ‘Coração Paraibano’, a cardiologista Ludhmila Hajjar, apresentou o protocolo de cuidados aos profissionais de saúde.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, evidenciou que o Coração Paraibano permitirá otimizar e regionalizar a linha de cuidados cardiológicos em todo o estado. “Esse programa é um marco na saúde do estado porque cria uma linha de cuidados específicos para a urgência cardiológica, doença que mais mata no Brasil e no mundo e esse atendimento facilitará o acesso do paciente a uma rede de telemedicina com cardiologistas 24h, com procedimentos de cateterismo e trombolítico”, explicou o secretário.

O diretor geral do Complexo lembra que com o ‘Coração Paraibano’ o governo dá um importante passo para sanar um dos maiores problemas atuais na rede pública que é a morte de pacientes vítimas de infarto, de causas evitáveis. “Atualmente, cerca de 40% a 50% das pessoas morrem por causa de um enfarte, muitas vezes, pela falta da prevenção e de uma assistência mais eficaz e a Paraíba sai na frente para resolver essa situação com a disponibilidade de uma rede de assistência que dará um suporte especializado à população, desde Cajazeiras até João Pessoa para todos os pacientes vítimas de infarto do miocárdio, tendo Patos um papel importante dentro desta rede”, afirmou Francisco.

Sobre o Coração Paraibano

O programa contará com uma estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas em três hospitais nas três Macrorregiões de Saúde, 12 hospitais auxiliares para dar suporte na estabilização do paciente e na aplicação do trombolítico e uma rede de telemedicina que dará suporte 24h por meio da Central Estadual de Regulação. O programa ainda conta com 15 ambulâncias, uma aeronave do transporte aeromédico e um helicóptero da Polícia Militar. Os hospitais regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Guarabira, Itabaiana, Mamanguape, Piancó, Pombal, Taperoá, Sousa, Picuí e de Monteiro, além da UPA Princesa Isabel compõem as unidades de saúde que integrarão o programa. Já os hospitais de Trauma de Campina Grande, Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Patos, Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro e o Metropolitano, em Santa Rita, serão responsáveis pela realização da hemodinâmica.

A dinâmica do atendimento prevê o direcionamento do paciente que sofrer um infarto a um hospital mais próximo para realizar a trombólise. A regulação será feita pela Central Estadual de Regulação, que a partir de agora será a gestora dos leitos de cardiologia de toda a Paraíba. O paciente também poderá ser regulado para uma unidade coronariana para realizar o cateterismo de urgência e terá prioridade zero nas regulações.

*Com informações da Secom/PB

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.