Patos - PB 7 de janeiro de 2026

Publicidade

VÍDEO: Vereador do Ceará sugere ‘chibata’ para curar autismo

Nesta quarta-feira (20), o presidente da Câmara dos Vereadores de Jucás, Eúde Lucas (PDT), disse durante a sessão que o transtorno do espectro autista (TEA) pode ser curado “na peia” ou “na chibata”. A cidade de Jucás fica no interior do Ceará, a cerca de 160 quilômetros da capital Fortaleza.

A fala surgiu após Lucas esnobar a mensagem de apoio à atriz Letícia Sabatella , atriz que confidenciou ao Fantástico do último domingo (17) que recebeu o diagnóstico de que estava no espectro.

O vereador afirmou: “Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo ‘eu era autista’, só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina”.

Após o ocorrido, o vereador emitiu uma nota dizendo que não teve a intenção de ofender, e que se expressou de forma equivocada sobre o assunto. Além disso, Lucas afirmou que a fala se referia ao próprio passado, e que esse teria sido o tratamento que o seu pai teria lhe dado.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde explica que o TEA é um “distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento” . Desta forma, as pessoas que possuem o diagnóstico de estar no espectro podem sofrer alterações na comunicação, interação social e no comportamento.

ig

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.