Patos - PB 7 de julho de 2025

Publicidade

Paraíba lança, em Patos, nova rota cultural com foco nos festejos juninos

 

A Paraíba acaba de ganhar um novo roteiro cultural que tem como principal objetivo criar empregos e renda durante todo o ano e, sobretudo, criar um sentimento maior de pertencimento das comunidades que passarão a ser protagonistas da Rota dos Festejos Juninos que irá reunir os municípios da Região Vale dos Sertões. O lançamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), no Sebrae de Patos. A iniciativa é uma parceria do Sebrae e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

Inicialmente a rota cultural contará com os municípios de Patos, São Mamede e Santa Luzia. Neles, conforme a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, as pessoas poderão vivenciar mais de perto todo o processo de construção dos festejos juninos, desde uma visita a uma igreja onde se realiza um casamento coletivo em junho (em Santa Luzia), degustar comidas típicas da época como milho assado, pamonha, canjica e tapioca, ou então experimentar alguns passos de dança das quadrilhas juninas locais.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, disse que a rota cultura era uma luta antiga dos municípios e que agora vira realidade. “Queremos agradecer o Sebrae e o Governo do Estado por essa importante ação e que vai ao encontro do compromisso assumido pelo governador de interiorização do turismo, potencializando essa atividade tão importante, que gera emprego, movimenta a renda e desenvolve os municípios e seus atrativos culturais”, destacou.

O secretário executivo de Turismo, Delano Tavares, lembrou que a criação desse roteiro vai permitir desenvolver um conjunto de atividades e atrativos que estarão à disposição durante o ano inteiro. Segundo ele, a Rota Junina busca valorizar justamente a tradição de cada festa e as pessoas que estão desenvolvendo alguma atividade cultural alusiva aos festejos juninos durante todo o ano e não apenas no período de junho a julho.

“Estamos aqui, em Patos, trazendo o compromisso do governador João Azevêdo com a interiorização da atividade turística, garantindo que outros municípios paraibanos possam divulgar seus atrativos e impulsionar suas economias por meio de suas produções culturais”, registrou ao acrescentar:

“O governo vem investindo fortemente na infraestrutura, ampliando sua malha aérea, permitindo que o aeroporto de Patos, por exemplo, possa receber novos voos e assim receber turistas de diversas partes do país e até do mundo.”

A Rota dos Festejos Juninos do Vale dos Sertões promete  valorizar a cultura e aumentar sentimento de pertencimento das comunidades sertanejas.

Tánaárea

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.