Patos - PB 9 de maio de 2025

Publicidade

Programa PAI inicia projeto piloto de acompanhamento integrado entre assistência social e saúde para gestantes

 

Garantir um cuidado completo para gestantes e suas famílias. Esse é o objetivo de mais uma ação do Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI, que dará início a um projeto piloto de integração entre o acompanhamento feito nas unidades de saúde e os serviços da rede de proteção social, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação – SEMUDESH e da Secretaria de Saúde de Patos.

A proposta foi apresentada durante reunião intersetorial realizada na UBS Lauro Queiroz, envolvendo equipes da Proteção Social Básica e da Atenção Primária à Saúde. Na ocasião, a secretária Helena Wanderley conversou com as gestantes atendidas na unidade para explicar como funcionará esse novo modelo de acompanhamento, que pretende fortalecer ainda mais a parceria entre as políticas de saúde e assistência social do município.

Com a implantação do projeto, além dos atendimentos de rotina, como exames, vacinas e consultas de pré-natal, as gestantes também passarão a ser acompanhadas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Lá, terão acesso a serviços como o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), além de serem inseridas no Primeira Infância no SUAS e nas ações do Programa PAI.

O acompanhamento integrado tem como objetivo garantir que as gestantes recebam não apenas os cuidados necessários durante a gestação, mas também apoio social para elas e suas famílias, fortalecendo vínculos, orientando sobre direitos e promovendo qualidade de vida.

Durante o encontro, muitas das gestantes conheceram, pela primeira vez, os serviços oferecidos pelo CRAS e manifestaram interesse em participar do acompanhamento social, que será construído a partir dessa integração entre as políticas públicas.

A proposta da SEMUDESH e da Secretaria de Saúde é que, após a fase piloto, essa articulação seja levada a todas as unidades de saúde do município, ampliando a rede de proteção e cuidado, especialmente para quem mais precisa. Essa será mais uma ação que reforça o compromisso da Prefeitura de Patos com a primeira infância, garantindo atendimento integral, integrado, humanizado e próximo das famílias desde os primeiros cuidados com a gestação.

SECOM PMP

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.