Patos - PB 20 de fevereiro de 2026

Publicidade

Idoso em situação de rua recusa ajuda de moradores e da rede pública em Patos; entenda o caso de Antônio Manoel

Um idoso que vive em situação de rua na Rua Enaldo Tôrres Fernandes, nas proximidades da Arena, em Patos, tem chamado a atenção de moradores e de quem passa pelo local. O homem permanece na área com um sofá e uma barraca de acampamento, onde é visto diariamente, faça chuva ou sol.

O caso voltou a repercutir após a publicação de uma matéria jornalística sem a devida apuração sobre a situação ou explicações sobre os reais motivos e as tentativas de ajuda.

O Portal Polêmica Patos já havia relatado o caso em 23 de julho de 2025. Em vídeo divulgado à época, o idoso afirmou não querer ajuda do jornalista Jozivan Antero e chegou a proferir palavras de baixo calão contra ele. Já em janeiro deste ano, o jornalista Pabhlo Rhuan também tentou conversar com o homem para oferecer apoio, mas igualmente recebeu negativas e ofensas.

O idoso é Antônio Manoel da Silva, natural de Junco do Seridó (PB) e registrado no município de Mossoró (RN). Segundo a diretora do Centro POP, Lídia Fernandes, já foram feitas inúmeras tentativas pela rede pública, mas todas sem êxito. O Ministério Público, segundo a direção, tem ciência do caso.

“A respeito da matéria publicada, esclarecemos que o senhor retratado trata-se de Antônio Manoel da Silva, natural de Junco do Seridó/PB e registrado no município de Mossoró/RN.

O referido cidadão residia inicialmente no bairro Jatobá, tendo, posteriormente, ateado fogo na própria residência. Desde então, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMUDESH), por meio dos serviços ofertados no CRAS Mariana Alves, CREAS e Centro POP, vem realizando atendimento e acompanhamento do referido senhor, com oferta de acolhimento e inserção nos serviços socioassistenciais disponíveis.

Ressalta-se, contudo, que o idoso não aderiu às alternativas disponibilizadas. Para a efetivação do acompanhamento no âmbito da política de assistência social, faz-se necessário o protagonismo do usuário nas decisões e encaminhamentos relativos à situação vivenciada, conforme preconizam as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

As equipes técnicas realizaram diversas tentativas de sensibilização para adesão aos serviços ofertados, tanto na área da assistência social quanto na saúde; porém, o senhor tem apresentado resistência às intervenções propostas.

Informamos, ainda, que o Ministério Público encontra-se ciente da situação, estando o caso sob acompanhamento e aguardando os encaminhamentos legais cabíveis, inclusive quanto à possibilidade de internação compulsória, conforme avaliação dos órgãos competentes”, disse a nota.

Por Pabhlo Rhuan

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.