Patos - PB 20 de outubro de 2026

Publicidade

ALPB capacita assessores parlamentares para elaboração de emendas impositivas à LOA 2027

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio da Secretaria Legislativa e do Departamento de Assistência às Comissões, realizou, na tarde desta segunda-feira (19), um treinamento com assessores parlamentares para orientar a elaboração e o cadastramento de emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027. A atividade aconteceu no auditório João Eudes e apresentou um novo sistema desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) e a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com o objetivo de tornar o procedimento mais ágil, seguro e eficiente.

O secretário legislativo da ALPB, José Gomes Neto, abriu o encontro apresentando as regras para a destinação dos recursos e destacando os avanços proporcionados pela nova ferramenta tecnológica, resultado de um trabalho conjunto entre os órgãos envolvidos.

“Todo ano nós fazemos isso, de forma prévia, a apresentação das emendas. Este ano teremos uma inovação, que é a apresentação diretamente pelo programa que estamos trazendo aqui. Foi uma parceria feita com a Codata e a Seplag. O Departamento de Comissões participou ativamente aqui na Casa, assim como o Núcleo de Acompanhamento da Execução Orçamentária. Esse projeto facilita muito o trabalho dos assessores e dos parlamentares de uma forma geral. A elaboração de emendas é um trabalho muito denso para a Assembleia e para o Governo do Estado. Então, resolvemos unir forças para melhorar o nosso trabalho, diminuir o número de emendas vetadas e facilitar a vida dos parlamentares, mas também a nossa”, afirmou.

A diretora do Departamento de Assistência às Comissões, Carolina Soares, ressaltou que a implantação do sistema representa um avanço no processo de elaboração das propostas, contribuindo para prevenir falhas e reduzir possíveis impedimentos técnicos.

“A partir deste ano, a Assembleia vai utilizar um novo sistema para a elaboração e o cadastro das emendas parlamentares. Juntos, conseguimos aperfeiçoar ainda mais a apresentação dessas emendas, diminuir possíveis erros e evitar impedimentos técnicos durante o processo de elaboração”, explicou.

O coordenador da Seplag, Ricardo Lavour, destacou que a plataforma também facilitará o trabalho de análise das propostas pelo Poder Executivo durante a tramitação da Lei Orçamentária Anual. “O que os parlamentares e assessores faziam manualmente, no preenchimento e na elaboração das propostas, agora poderá ser realizado pelo sistema. Com isso, será possível acompanhar quantas emendas foram elaboradas, os valores já destinados e quanto ainda está disponível para o registro de novas propostas”, afirmou.

Também participou da atividade Albano Borba, secretário legislativo adjunto da Assembleia Legislativa da Paraíba.

 

Assessoria

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.