Patos - PB 22 de junho de 2024

Publicidade

Projeto de Lei em tramitação na Câmara reduz para 16 anos idade para tirar CNH

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que prevê permissão para que adolescentes com mais de 16 anos possam ter direito de retirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atualmente, a idade mínima para ter acesso ao documento é 18 anos.

A proposta foi apresentada neste mês e é de autoria do deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC).

O texto que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também pretende aumentar a validade da Permissão Para Dirigir, documento que antecede a CNH definitiva, de um para até dois anos. Hoje, a validade é de um ano.

Segundo a matéria, caso o motorista não tenha recebido multas gravíssimas (sete pontos) e graves (cinco pontos) ou ainda, ou receba mais de uma infração média (quatro pontos) dentro do período de validade da CNH provisória, ele receberá a CNH definitiva.

Em relação aos possíveis crimes de trânsito cometidos por menores de idade, o projeto afirma que os jovens serão penalizados de acordo com o que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê.

Como justificativa do Projeto de Lei, o deputado defende que os adolescentes brasileiros acima de 16 anos já podem votar e participar ativamente da vida política. Portanto, soa “incongruente que ainda perdure a proibição de que jovens de 16 anos venham a conduzir carros ou motocicletas”.

MaisPB

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE