Patos - PB 24 de abril de 2025

Publicidade

MPPB investiga Prefeitura de Condado por descumprir lei que protege idosos

 

Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil para investigar a Prefeitura de Condado pela inexistência de Fundo Municipal da Pessoa Idosa, que é um instrumento para garantir os direitos dessa população. O inquérito foi instaurado pelo 3º promotor de Justiça de Patos, Eduardo Luiz Cavalcanti Campos, que requisitou à Secretaria de Assistência Social do município um cronograma das reuniões e da documentação comprobatória de abertura de procedimento para cadastro do CNPJ do Fundo Municipal perante a Receita Federal.

De acordo com o promotor, a Prefeitura de Condado apenas informou a existência da Lei nº 328/2009, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, mas não comprovou o funcionamento efetivo do Conselho e do Fundo Municipal, que são previstos pela Lei nº 8.842/1994, que institui a Política Nacional do Idoso. O promotor alertou que a recusa, retardamento ou a omissão dos dados requisitados pela autoridade municipal configurará o fato típico previsto no art. 10 da Lei nº 7.347/1985, sancionado com pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.

O inquérito civil tem como objetivo apurar a ausência de funcionamento do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Condado, bem como a inexistência do Fundo Municipal respectivo, e adotar as medidas judiciais ou extrajudiciais cabíveis para sanar a irregularidade e garantir a promoção, defesa e proteção dos direitos humanos das pessoas idosas no município.

Assessoria

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.