Patos - PB 2 de maio de 2026

Publicidade

Governo desiste de projeto urgente e fim da escala 6×1 deve avançar por PEC, diz Hugo Motta

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (7) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não enviar, em regime de urgência, um projeto de lei sobre o fim da escala 6×1. A alternativa agora será a tramitação por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Segundo Motta, a mudança de estratégia foi informada pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). Com isso, o tema passa a seguir um rito mais longo no Congresso Nacional.

A análise da proposta deve começar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com votação da admissibilidade prevista para a próxima semana. O relator será o deputado Paulo Azi (União-BA).

De acordo com o presidente da Câmara, após a etapa na CCJ, será criada uma comissão especial para discutir o mérito da proposta antes de levá-la ao plenário. A expectativa, segundo ele, é concluir a votação até o fim de maio.

A mudança de caminho tende a tornar a tramitação mais lenta do que o modelo inicialmente cogitado pelo governo. As propostas em debate no Congresso tratam da redução da jornada semanal de 44 para 36 horas e da adoção de um modelo de trabalho 4×3.

Recentemente, a CCJ promoveu debates com representantes de sindicatos e com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que já havia sinalizado que o Executivo não enviaria um projeto próprio sobre o tema.

Hugo Motta ressaltou a necessidade de diálogo antes de qualquer decisão. “É preciso ouvir tanto os trabalhadores quanto o setor produtivo, para que a proposta represente avanço sem trazer prejuízos ao país”, afirmou.

Polemica Paraíba

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.